« Home | 13º Jornada » | 12ª Jornada » | 11ª Jornada » | 10ª Jornada » | 9ª Jornada » | 8ª Jornada » | 7ª Jornada » | 6ª Jornada » | 5ª Jornada » | 4ª Jornada »

O "Mister" em entrevista

1 - Como correu a pre-época?

A pré-temporada decorreu dentro da normalidade. Definimos objectivos claros que passavam por preparar convenientemente a equipa ( sob o ponto de vista físico numa primeira fase e de seguida segundo os requisitos técnicos e tácticos necessários ao longo dos torneios que normalmente se desenrolam nessa fase da época ) para os grandes desafios que se avizinhavam no campeonato, pois entendemos que este é de elevado grau de dificuldade. Acabamos por conquistar o Torneio de gaia ( uma referencia Nacional da modalidade ao nível da Formação ) que acabou por ser o resultado mais assinalável, numa final em que vencemos o Benfica por 3-1.


2 - Quando começou o campeonato o objectivo era ser campeão?


Na formação acreditamos que formar bem, vencendo, é o caminho indicado para o sucesso imediato ou de futuro. Transmitir os valores e conhecimentos adequados sobre a modalidade, juntando uma mentalidade forte e vencedora é uma premissa neste clube, pelo que, desde a primeira hora que assumimos ter esse objectivo, respeitando sempre os adversários directos e nunca subestimando ou vulgarizando todas as restantes equipas do campeonato de Juvenis.



3 - Como achas que os jogadores vão reagir a uma primeira derrota?


Quando acontecer, e se acontecer, será certamente um momento difícil de digerir pois muitos dos jogadores desta equipa estão há anos habituados a conviver com o sucesso, porém sabem que não ganhar também faz parte da realidade e como tal vão ultrapassar a situação facilmente. Porventura, um qualquer resultado negativo só alimentaria mais a sede de vitória que todos temos.



4 - Como consegues ter uma equipa tão motivada e cheia de garra?


É condição nuclear termos atletas com um determinado perfil ( vencedor, arrojado e com “fome de sucesso” ). A isso juntamos a perspectiva de que fazem parte de um ENORME clube e de uma equipa que tem grandes objectivos ( que passam inclusive por fazer um “assalto” ao título Nacional da categoria e por percorrer um percurso até á equipa sénior que a alimente no futuro e lhes dê uma perspectiva de longo prazo no Boavista ) e isso motiva-os de tal forma que envergam esta camisola com entusiasmo, dedicação e orgulho. Aliás, estes atletas têm dado provas ao longos dos anos que defendem esta instituição dentro ( com vitórias e títulos ) e fora das quadras do futsal, pois sentem o NOSSO Boavista FC de forma intensa. TODOS os fins-de-semana os meus jogadores fazem questão de marcar presença em jogos de outros escalões da modalidade e fico feliz ao vê-los em jogos do campeonato da 2ª divisão de futebol no Bessa e fora. Creio ser um exemplo de mentalidade para todos os Boavisteiros e atletas do clube.



5 - Tens uma atitude em campo e nos treinos rigorosa... achas que isso é a base do sucesso?


Tenho uma responsabilidade para com esta equipa e essencialmente para com o MEU clube. Trabalhar voluntariamente para o Boavista FC, neste caso no Futsal, é mais do que uma honra, é dedicar-me a algo que entendo que também me pertence e de cuja instituição faço parte. Na vida pessoal e profissional tenho o rigor como base pelo que essa é uma forma de estar natural e que mantenho pois o Boavista FC não é excepção na minha vida é uma parte integrante e indissociável da mesma. Assim sendo e porque tem sido uma fórmula com resultados muito positivos ( que está directamente relacionada como muitas outras coisas ) e tem garantido o sucesso desta equipa mantenho essa atitude rigorosa, sempre.


6 - Quais as melhores equipas do campeonato?


Diria que neste campeonato existem algumas equipas fortes - declaradamente candidatas ao título podemos apontar o Boavista FC, o Alpendorada, o Freixieiro e o Amanhã da Criança - e enquanto out-siders e agradáveis surpresas o Caxinas e a Juventude de Gaia, pelo que temos apreciado.



7 - Com tantas dificuldades financeiras como se consegue ter tanto sucesso?


Eu diria que as dificuldades financeiras não as sentimos porque o nosso orçamento para esta época é “ZERO” pelo que a nós o Boavista FC nada deve, pelo contrário, honramos e trabalhamos para este clube de forma gratuita, voluntária e com o sentido de missão que a actualidade do mesmo exige. Aliás, nenhum de todos os Boavisteiros que compõem o meu staff é remunerado e dão muito das suas vidas privadas a esta equipa e a este clube. Assim sendo o sucesso faz-se de dedicação, empenho, trabalho, sacrifício pessoal, seriedade e…rigor da minha parte, dos meus adjuntos, dos meus seccionistas e directores ( todos são inexcedíveis ) e essencialmente dos atletas a quem não posso pedir mais do que têm feito.



8 - Vem algum atleta de novo para a equipa apos as festas?


Contamos com um reforço importante, atleta ainda 1º ano de Juvenil, que será inscrito agora em Dezembro.



9 - Qual o vosso objectivo para esta epoca?


Traçamos metas importantes, na certeza de que não é fácil alcança-las na realidade actual pois as equipas que connosco lutam por grandes objectivos oferecem melhores condições aos seus atletas e responsáveis. Porém, o primeiro grande objectivo é tentar alcançar o título distrital ( que está ainda longe de estar garantido ). Depois se verá, na certeza porém que tudo faremos, se alcançarmos a Fase Final no campeonato Nacional, para trazer para o NOSSO Boavista mais um Título.


10 - Uma mensagem a todos os adeptos do Boavista e em especial os de futsal?


Aos adeptos do Boavista FC diria : JAMAIS DESISITIR ! Enquanto existir um Boavisteiro, seja onde for, este NOSSO CLUBE não desaparece. Temos de lutar intensamente e todos a uma só voz, para exigir JUSTIÇA PARA O BOAVISTA FC !!!

SÓ OS FORTES RESISTEM… SÓ OS FRACOS DESISTEM”


Aos adeptos de futsal, que são obviamente os do clube também, obrigado pelo vosso apoio. São de facto um elemento fundamental de motivação para que os nossos jogadores alcancem bom resultados. Obrigado a todos !


Umas palavras finais se não for pedir demasiado:

Aos meus “rapazes” a mensagem de sempre : Pensem grande, sejam ambiciosos, continuem a honrar este magnifica camisola e que no final de cada treino e de cada jogo sintam que deram tudo para se tornarem melhores enquanto atletas e homens. O futuro é vosso pelo que o suor de hoje será o sucesso de amanhã! Ao meu staff ( Nuno Andrade, Roberto Nascimento, Armando Simas, Bruno Santos e Eduardo Vasconcelos, ao Carlos, Carlos Alberto, Valdemar e Dr. Pinto de Sousa ) a minha palavra de gratidão. São imensos no seu esforço. Mais do que colegas são bons amigos que ajudam em tudo o que estes miúdos precisam. São TODOS ENORMES BOAVISTEIROS ( acho que é a maior homenagem que lhes posso fazer ).



Existem muitos outros que merecem o meu destaque mas deixo uma palavra mais ao António Morais ( Director de Futsal ) que é de uma dedicação incrível ao futsal neste clube. “Comandante” é uma honra trabalhar contigo!


A todos deixo os meus votos de um Feliz Natal e um bom Ano de 2010 !